segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A Universidade Metropolitana de Angola

A Universidade Metropolitana de Angola é uma instituição de Ensino Superior que escolheu tudo fazer para facultar aos seus estudantes uma formação superior apostada em excelência. Além disso, e por causa disso, escolheu ainda tornar um lugar comum a formação ancorada na ética, na iniciação à investigação científica dos seus alunos e na gestão participativa.

Localizada em Morro Bento II, zona oeste da cidade capital de Angola, uma região em que emergiu uma significativa actividade econômica, a UniMETRO aceitou ainda o compromisso de desempenhar um papel de agente de desenvolvimento da região, da cidade e do país, colaborando com o governo e as autoridades do País nas acções de reconstrução e desenvolvimento nacional. No seu pólo universitário localizam-se os quatro Centros de formação que compõem a orgánica científica da UniMETRO: a Faculdade de Educação, Letras e Artes Integradas, a Faculdade de Ciências Tecnológicas e Engenharia, a Faculdade de Educação e Ciências Humanas e a Faculdade de Economia e Ciências da Administração.

Sua actual carteira experimental de cursos é limitada a 3 bacharelatos (Gestão Escolar, Informática e Gestão Bancária) e 7 licenciaturas (Pedagogia, Cinema e Televisão, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Arquitectura, Economia, Administração e Gestão de Empresas, e Gestão de Recursos Humanos). Com mais de 1400 estudantes, a Universidade deu início ao seu primeiro ciclo de implantação, ainda sujeito aos condicionalismos jurídicos, sistémicos, científicos, didácticos e pedagógicos próprios de todo o início de um projecto desta magnitude.

Ciente da sua responsabilidade patriótica, da sua visão humanista e da sua vocação cristã, a UniMETRO sabe e está preparada para bem conduzir seu papel de agente do desenvolvimento nacional através da preparação dos angolanos para o sucesso e para os desafios do século XXI. Os estudantes que vêm para a UniMETRO contam com cursos de qualidade e elevados padrões de ensino. A qualidade dos cursos resultará do trabalho de pessoal altamente motivado e treinado, de um acompanhamento altamente planeado e cuidadoso, da adopção de métodos de ensino inovadores e de um desenvolvimento curricular adequado às exigências do mercado de trabalho e do conhecimento pertinente para o nosso país.

Parcerias com instituições de ensino e Universidades do exterior garantem à UniMETRO a disponibilidade de um número considerável de professores visitantes, especialistas altamente capacitados, contribuindo para que os estudantes da UniMETRO integralizem seus estudos no tempo curricularmente programado.

A UniMETRO organiza as suas actividades de acordo com o chamado "modelo de gestão matricial". Este modelo baseia-se na interacção entre os projectos e as unidades orgânicas e de recursos. Os projectos são: o ensino, a investigação e a extensão (serviços especializados à comunidade). As unidades orgânicas e actividades de apoio são os Centros de Excelência, os Serviços de Desenvolvimento e Cultura, as acções de capacitação e aperfeiçoamento de trabalhadores docentes e não docentes, e os serviços de apoio aos estudantes. Esta estrutura organizacional proporciona um enquadramento muito flexível para a interdisciplinariedade científica que, funcionando, aumenta o uso efectivo dos recursos disponíveis garantindo, por si só, a eficiência de toda a Universidade.

Com esta primeira mensagem, este blogue saúda e encoraja os seus estudantes a explorarem o seu potencial ao máximo, tornando-se capazes de responderem às necessidades do mercado de trabalho.

Sem comentários: